PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE GRIPE

Qual a diferença entre gripe e resfriado ?
Apesar de comumente apresentar a imagem de uma doença benigna, a gripe é uma moléstia séria, altamente contagiosa, que provoca febre elevada, dores musculares, fraqueza, dor de cabeça, tosse intensa, coriza e dor de garganta.

O resfriado normalmente provoca coriza, dor de garganta discreta, e às vezes febre baixa.

È importante saber que os sintomas da gripe não são específicos e freqüentemente são parecidos com aqueles causados por outros vírus respiratórios que podem estar circulando na comunidade ao mesmo tempo.

A vacina protege mesmo contra a Gripe ?
A vacina diminui muito os riscos de contrair a doença. Em indivíduos saudáveis a eficácia clínica varia de 70% a 90% de proteção, valor este muito significativo. Mesmo vacinadas, algumas pessoas podem contrair a gripe, porém na maioria das vezes os sintomas são mais fracos, parecidos com o de um resfriado.

A vacina pode provocar Gripe ?
Não. Ela é produzida com vírus inativados (vírus mortos e fracionados). Não existe portanto o risco de se contrair a gripe pela vacina.

A vacina tem efeito imediato ?
A proteção começa a existir aproximadamente duas semanas após a administração, prolongando-se por cerca de um ano.

Ela provoca reação ?

A vacina contra a gripe é muito segura. Em poucas pessoas ela pode provocar dor fraca e uma pequena vermelhidão no local da aplicação e raramente pode ocorrer febre baixa, mal estar e dor no corpo. Geralmente essas reações desaparecem em 24 a 48 horas.

A vacina que estou tomando, como foi composta ?
A Organização Mundial da Saúde determina anualmente quais as três cepas do vírus da gripe (vírus influenzae) que deverão estar fazendo parte da va
Quem não pode tomar a vacina contra Gripe ?
Pessoas com doença febril aguda, ou aquelas que referem antecedentes de alergia grave ao ovo ou ao timerosol (merthiolate).

E as mulheres grávidas ?
Havendo indicação médica, pode ser administrada após os 3 primeiros meses de gravidez.